O Início das Pesquisas

Os primeiros fósseis achados na região foram citados por Mezzalira (1966) e se referem a restos ósseos não determinados achados a 6 km de Padre Nóbrega, na estrada municipal que vai até Rosália, região norte de Marília. 

Esses restos teriam sido encontrados por trabalhadores que abriam o trecho da estrada durante os anos 1940 (Mezzalira, inf. verbal). 
Passados mais de 50 anos, em 1993, investigações no leito rochoso da mesma estrada, porém a 9 km adiante de Padre Nóbrega, trouxeram à luz possíveis ossos fragmentados da pélvis , pedaços de costelas e centro de vértebra caudal identificados como de um saurópode titanossaurídeo. Junto a estes restos ósseos foram achados também moluscos bivalves fossilizados. 
Essa descoberta abriu um campo científico – até então inexistente, para a região de Marília, a pesquisa paleontológica, despertando a atenção e curiosidade das pessoas em geral. Nessa época estava sendo lançado em todo o Brasil o filme Jurassic Park, com grande impacto junto à mídia e a população; dessa forma a descoberta dos fósseis na cidade ganhou o Brasil, sendo divulgada em todos os meios de comunicação. 
Diante da repercussão de tal descoberta e da constatação da existência de mais fósseis pela região, os trabalhos de campo tiveram continuidade.