O Cretáceo na Região


A região de Marília situa-se num planalto recortado por erosões que criaram escarpas rochosas ao longo de milhões de anos, algumas com centenas de metros de profundidade, formando paisagens semelhantes a minicanyons. 
Em todas as redondezas encontram-se belas cachoeiras que despencam em meio às rochas de arenito datadas do período Cretáceo Superior, que de acordo com estudos geológicos teriam uma idade entre 65 e 70 milhões de anos. Está explicado porque nesses sedimentos se encontram fósseis. Essas rochas que compõem o planalto recebem o nome de Formação Marília e se estendem até um pouco adiante de Tupã , além de ocorrerem também nas proximidades de Taquaritinga e Monte Alto (centro do estado) e em várias áreas do oeste de Minas Gerais e sul de Goiás. Seu registro fossilífero é bastante expressivo. 
As partes baixas formando planícies tem rochas pertencentes à Formação Adamantina e compreendem a maior parte dos terrenos do oeste e noroeste do estado de São Paulo. Em nossa região a Formação Adamantina ocorre nas proximidades do vale do rio do Peixe e do rio Aguapeí, estendendo-se rumo oeste, em direção às regiões de P. Prudente e Araçatuba. Essas rochas teriam uma idade de 70 a 90 milhões de anos e são portadoras de uma rica fauna de vertebrados e invertebrados fósseis.