Termina 3ª etapa de escavações do Titanossauro

Terminou na quarta-feira (29), a terceira etapa de escavações dos fósseis do titanossauro encontrado na região de Marília em 2009.

Os paleontólogos William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, Rodrigo Santucci e seu aluno Filipe Oliveira, da UnB – Universidade de Brasília-DF, Marco Brandalise de Andrade, da UFRGS –Universidade F. do Rio Grande do Sul, e Adriano Mineiro, da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis –SP, se concentraram no início de fevereiro na remoção de toneladas de rochas de arenito que se encontravam sobre o material. O trabalho foi executado com a ajuda de maquinário específico. Nas duas últimas semanas os integrantes trabalharam especificamente em torno dos fósseis que foram revelados.

Todo o trabalho de remoção integra um projeto viabilizado pelo prof. e paleontólogo Rodrigo Santucci, da UnB, junto ao CNPq, que destinou verbas para esse projeto com validade de dois anos. As atividades foram iniciadas em 2010 e devem ser encerradas em dezembro.

Os trabalhos de escavação permitiram visualização horizontal de diversos fósseis do titanossauro, espalhados numa área de aproximadamente 5x3,5 metros, entre os quais costelas, ossos da cintura pélvica (bacia), parte da coluna vertebral onde estão preservadas e articuladas mais de dez vértebras, entre dorsais e cervicais.

Esses ossos fossilizados começam a dar uma ideia do grau de preservação do animal.