Escavações de Titanossauro traz pesquisadores da UnB à Marília

Com previsão para começar nos próximos dias,a retirada dos fósseis do titanossauro encontrado em 2009 na região de Marília traz de volta à cidade pesquisadores da UnB - Universidade de Brasília, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis - SP que trabalham em parceria com o Museu de Paleontologia de Marília.
Como amplamente noticiado o ano passado,as escavações dos fósseis do dinossauro tiveram início em março de 2011,quando a primeira etapa do trabalho começou,mas com poucos resultados práticos, já que os equipamentos utilizados eram insuficientes para quebrar rochas muito duras.
Na segunda etapa, em julho/agosto, utilizando equipamentos mais pesados, dentre eles dois tratores, as escavações avançaram bastante, e uma boa parte do topo da colina foi removida objetivando uma aproximação maior do ponto onde os fósseis estão incrustados. Naquela ocasião, por aproximadamente 20 dias, toneladas de rochas areníticas foram removidas, num trabalho árduo e paciente.
Agora a previsão é de escavações por cerca de 25 dias, com equipamentos adequados,mas mesmo assim ainda não será possível retirar os ossos, já que estão incrustados em rochas maciças que exigirão mais tempo e cuidados,etapa que deverá provavelmente acontecer em julho. Os fósseis são de um titanossauro, dinossauro herbívoro que deveria medir aproximadamente 13 metros de comprimento, com base em alguns ossos removidos em 2010 e no ano passado.
Além de William Nava,paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília,participam dessas escavações os paleontólogos; Rodrigo Santucci da UnB,Marco Brandalise de Andrade, da UFRGS e Adriano Mineiro, da Fundação E. de Fernandóplis.