Como se formam os fósseis.

                                                      Fossilização




O processo mais comum de fossilização envolve o soterramento de um organismo ou de sua marca deixada no sedimento. O material original do qual o organismo ou objeto é feito pode então ser gradualmente substituído por minerais. Alguns fósseis não são formados desta maneira. De outra forma, o objeto original pode ter sido destruído por água ácida subterrânea, e mais tarde minerais fizeram uma réplica natural desse objeto.




Ambos os processos tomam tempo, mas experimentos têm mostrado que fósseis podem ser formados muito mais rapidamente. Nestes casos, cristais minerais formam-se em seus tecidos logo após a morte, o que significa que eles começaram a fossilização dentro de poucas semanas, antes que a decomposição do tecido se estabelesse. Esse tipo de fossilização, em condições muito especiais, pode preservar vasos sanguíneos, fibras musculares e até mesmo penas.




Fósseis compostos por minerais que substituíram as partes antigas são versões mais duras e pesadas que os seres originais, assim como têm cores diferentes. Devido à pressão dentro das rochas, os fósseis podem ter sua forma alterada. Alguns fósseis encontram-se tão distorcidos que os especialistas têm dificuldade de imaginar suas formas naturais.

Fonte: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica.
Imagens: HistóriaEditora Saraiva - Biologia César e Sezar, e Instituto Ciência Hoje.