RELATÓRIO DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2016

NR. DE VISUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG

7.346

NR. DE VISITANTES

668

Visitantes de cidades do Estado de São Paulo:

Presidente Prudente, Taciba, Garça, Sabino, Paraguaçu Paulista, Guarujá, Ourinhos, Salto Grande, Bauru, Rio claro, Assis, Botucatu, Santa Cruz do Rio Pardo, Fartura, Praia Grande, Cândido Mota, Herculândia, Osasco, Promissão, Pompéia, Lins, Guaimbê, Adamantina, Araçatuba, São Paulo, Martinópolis, Frutal do Campo, Tietê, Tatuí, Espirito Santo do Pinhal, Flórida Paulista, Valinhos, Sorocaba, Dracena, Paranapanema, Ferraz de Vasconcelos, São José do rio Preto, Monte Alto, Jaú, Guarulhos, Campos do Jordão, Mogi Mirim, Jundiaí, Indiana, São Bernardo do Campo, Junqueirópolis, Indaiatuba, Ribeirão Preto, Campinas, Fernandópolis.

DISTRITO FEDERAL
Brasília

GOIÁS
Luisiânia, Jataí, Goianésia e Jandaia

MATO GROSSO DO SUL
Dourados

AMAZONAS
Manaus

MATO GROSSO
Sorriso e Juína

SANTA CATARINA
Florianópolis, Joinville, Brusque e São José

RIO DE JANEIRO
Niterói, Seropédica e Rio de Janeiro

MINAS GERAIS
Patrocínio e São Gotardo

PARÁ
Marabá

PARANÁ
Curitiba, Londrina, Siqueira Campos, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Maringá e Paranaguá

OUTROS PAÍSES
Argentina e Peru

EVENTOS DO MÊS:

Recebemos no Museu esse mês, o paleontólogo  Dr. Rodrigo Santucci e seu Aluno Felipe Cardia, para análise de  alguns fósseis que estão sendo estudados em conjunto com paleontólogo William Nava e para dar andamento ao trabalho de preparação dos fósseis do Dino Titã  e obter melhores informações sobre sua morfologia. Os pesquisadores concluíram que têm em mãos, fósseis de um outro titanossauro que poderia ser ainda maior que o Dino Titã. Uma grande costela e algumas vértebras caudais e cervicais em preparação na UNB, apontam haver no sítio paleontológico do Dino Titã restos desse outro grande dinossauro, a ser melhor escavado. O tamanho dos ossos do Dino Titã indicam que poderia ter tido em vida, entre 13 e 15 metros de comprimento. Este outro titanossauro, a julgar pelas vértebras caudais e costela, poderia atingir mais de 20 metros de comprimento. Uma informação muitíssimo importante para a paleontologia do Brasil.
Fotos:




Na segunda semana desse mês iniciaram-se as visitas de inúmeras famílias, já em férias, ao museu, para conhecer os fósseis de dinossauros e outros animais que viveram em nossa região a mais de 70 milhões de anos. Puderam ver e tocar em ossos fossilizados de titanossauros, uma experiência única.
Fotos:








O paleontólogo William Nava continuou também com seu trabalho de pesquisas de fósseis no oeste paulista.

Fotos:






MARÍLIA... TERRA DOS DINOSSAUROS

A  2a  EDIÇÃO DA REVISTA   R.O.M. - Revista Onde você Mora, trás essa matéria muito interessante sobre nosso trabalho no Museu de Paleontologia de Marília.